sábado, 20 de novembro de 2010

Privacidade

Sou estudante de arquivologia e parece-me pertinente o tema privacidade pra começar. Fico impressionado com  nossa capacidade de querer ficar se mostrando ao mundo (no meu caso aqui) na sociedade do espetáculo e do nada exigirmos com toda autoridade de todo pós-moderno PRIVACIDADE. Segundo o minidicionário Melhoramentos da língua Portuguesa, privacidade: “sf. Vida privada, vida intima; isolamento, intimidade.” Como se a privacidade fosse algo de interpretação única para todos os seres humanos “civilizados”.

Eu sempre rio muito quando deparo-me com essas questões contraditórias da  contemporaneidade e da forma normal como encaramos. O problema de acesso a informação que envolve a vida privada não é conversa freqüente de boteco, de churrasco em família, natal, páscoa, mesmo interferindo nossas ações diárias diretamente.

Conforme a interpretação que faço do artigo 4º da lei nº 8159, de 8 de janeiro de 1991, temos problemas muito sérios a serem discutidos no âmbito da segurança privada e nacional. Como faremos para equilibrar esse antagonismo existente no acesso a informação? Minha interpretação de privacidade é a mesma da sua?
“Art. 4º Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujos sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, bem como à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.” (CONARQ)
Você pode está se perguntando o que isso tem haver com a privacidade do início do post, entretanto respondo que basicamente quase tudo. Se não posso consultar qualquer documento, pois existe um requisito valorativo sigiloso caracterizando-o é por conta do direito a segurança a privacidade individual ou coletiva.
Temos evidente, cada vez mais, pessoas se exibindo em busca da popularidade e da fama que muitas vezes não resulta em nada. O que ainda não tenho formulado conceitualmente de forma clara é que privacidade é essa que tanto queremos na pós-modernidade? Não pretendo exaurir esse tema, pois apesar de ser tolo não quero deixar evidente no meu primeiro post...


P. s.: "Nada nesse mundo é incolor ou sem luz." Anita Malfatti
Por: Goianu

Nenhum comentário:

Postar um comentário