domingo, 28 de novembro de 2010

Privacidade (3)

Sendo a privacidade algo essencial  aos seres humanos e fruto da modernidade tão registrada e comentada nesse espaço, penso ser pertinente levantar algumas perguntas (não que as perguntas sejam tão relevantes assim, mas é o começo do tão bem-vindo caos regente da nossa existência) na tentativa de corroborar para com a nossa discussão e reflexão sobre o assunto.

Quando digo, a privacidade ser fruto da modernidade, refiro-me ao reconhecimento constitucional dos Estados e no nosso caso da república imperial na constituição de 1824, art. 179  inciso V. " Ninguém pode ser perseguido por motivo de Religião, uma vez que respeite a do Estado, e não ofenda a Moral Pública." Isso se levarem em conta que religião é algo extremamente íntimo... Esse reconhecimento constitucional que recortei não é o único expresso constitucionalmente, entretanto o que é privacidade para você?

Quando eu era criança, melhor quando eu não respondia judicialmente pelos meus atos, para mim privacidade era eu poder ficar sozinho e ter assuntos referentes a mim não violados por outros. Analisando bem isso atualmente, percebo a constância dessa definição em mim e a minha volta. Mas que assuntos referentes as pessoas podem ser considerados privacidade?

Certa vez na leitura de uma pergunta no formspring: "você é lésbica?". Percebi o quanto o tema privacidade possui múltiplas faces (não que privacidade seja assunto intocável nas conversas, apesar que a pessoa que perguntava não tinha se identificado)  e o quão interessante é para mim, quando leio uma pergunta do exemplo dado, já que a orientação sexual das pessoas parece-me íntimo ou você não acha? No mais, é invasão de privacidade privar-se no século XXI?

P.s.: "Eu não tenho nada pra dizer por isso digo". Rita Lee.

Por: Goianu Gomes

Um comentário:

  1. Mas que assuntos referentes as pessoas podem ser considerados privacidade?
    Variam em proporções bizarras.

    ResponderExcluir