segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Jargões antigos e atuais (1)

         Em minha concepção um homem presta se decidir prestar assim como é digno de confiança sim, se decidir assumir esse papel, acredito que ele pode controlar a própria biologia e que se é um ser que se excita visualmente pode e deve desviar o olhar daquela colega de trabalho "gostosa" e que tem a obrigação de respeitar todas as mulheres que passam na rua vistam burca ou biquíni, afinal estão no direito de vestirem o que bem entenderem, e se um homem não consegue respeitar uma mulher deixando-a passar sem constrangimentos isso é um PROBLEMA dele, sim, um problema e grave, quantas vezes eu gostaria de ir de vestido para a faculdade mas lembro que preciso voltar em um ônibus lotado cheio de caras nojentos que não respeitam meu direito à exercer o direito a usar a peça que considero bonita? Quantas vezes tenho que ser estúpida, "grossa" ou "bruta" por que os amigos jogam piadinhas sobre ex namorados ou a quantidade de garotos que determinada garota beijou, "quem são vocês pra dizerem alguma coisa?"
         O jargão antigo que quero analisar aqui é "Homem não presta",  o que dizer de uma garoto que mutila emocionalmente?  GAROTO por que HOMEM não faz isso, quem sabe de que está magoando uma mulher e vai em frente tem plena consciência- mesmo que uma consciência com outros nomes-de que pode fazer aquilo e sairá impune, a mulher vai no máximo dizer "homem não presta mesmo", isso é antigo, sua bizavó dizia, sua mãe  diz e você se sujeita, por que alguém tem o direito de mentir pra você, e te deixar cicatrizes? Isso é normal? É um comportamento normal vários homens ao longo da vida te fazerem de idiota? Mas, por que é normal? é "normal" por que os homens à moda antiga* podiam fazer isso, seja comprando o corpo de mulheres que eram exploradas, violentando suas escravas, mulheres que consideravam belas ou violando mulheres em guerras, se achavam no direito de possuí-las por que eram despojos, os homens que posavam de bons maridos e agrediam suas esposas pelas costas e até fisicamente, é desse tipo de homem que estou falando, e o seu ex namorado idiota é um amalgama desses, ele aprendeu que podia fazer isso e que é bonito o garotão do papai deve pegar mulheres gostosas ao invés de optar pela mulher que ele ama.
         Isso "é coisa de mulherzinha", fidelidade é "coisa de mulherzinha e novela" "os castores conseguem ser fiéis, os homens não" ou um sofisma extremamente comum "não é culpa nossa, é culpa da biologia", e nós mulheres, não gostamos de sexo? Com quem vocês heterossexuais nos traem então? Com uma boneca inflável ou com mulheres que desejam fazer sexo? Algo está distorcido aí. Se uma mulher ama sexo mas consegue se controlar mesmo que tenha que ser mal educada para afastar um cara, por que os homens não podem passar vontade? Por que só as mulheres precisam fechar as pernas? Por que as mulheres não produzem espermatozóides têm menos desejo sexual, é isso? Ou será que seus parceiros é que não sabem como excitá-las e colocam toda a culpa na tal da fisiologia? Algo precisa ser revisto aí.
   O homem que opta por não prestar está ciente que esse comportamento dá a ele alguma boa fama, e essa "boa fama" tem custado a saúde emocional de milhares de mulheres mundo afora, o mundo adentro eu nem ouso, é complexo demais. Traição pra mim é como estupro no sentido de ser um "crime de poder", eu tenho outras alternativas mas decido fazer dessa forma por que posso, não estou pegando pesado nessa metáfora, absolutamente só estou cansada de ver minhas amigas e conhecidas serem "emocionalmente violentadas" e acharem isso normal, entrarem em um relacionamento quase prevendo como será o final. Não querida, você não precisa aceitar isso e ajude a quebrar isso antes que a sua filha tenha que passar por todas as agressões que estão praticando com você nessa geração, as mesmas que fizeram com a sua avó só que em trajes mais curtos.
   Homem presta se decidir prestar, o resto é convenção social do garotão do papai.
Por Sophie Backlund
*O post "homens à moda antiga"  foi o anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário