sábado, 11 de dezembro de 2010

Minorias (001)

A consciência da complexidade deste post proposto a ser discutido é evidente, entretanto causa expectativa efusivas a quem escreve e a quem ler devido ao constante contato... Minorias sociais são grupos da sociedade excluídos historicamente pelo processo civilizatório. "Diante da “padronização” cultural, existem no mundo vários grupos com práticas culturais, religiosas peculiares, são grupos diferentes denominados de minorias, correspondem a grupos ou nações que lutam por seus ideais, o primeiro luta pelo respeito e cidadania, o segundo aspiram por sua independência territorial, cultural, religiosa e política, para defender os interesses de suas peculiaridades."¹ O interesse principal deste post, não único, é buscar entender e propor alternativas de como as minorias sociais devem comportar-se no século XXI.

Como as minorias devem se comportar nesse contexto histórico social que não somente a realidade concreta mais também virtual? As lutas e disputas sociais na contemporaneidade merece dos grupos sociais minoritário posicionamento adequado ao contexto histórico/social/político/economico em que se encontra inserido. A realidade virtual da qual me comunico com todos nesse canal, veio para ficar e constitui proporções amplamente influenciáveis em nossas vidas, contudo as dificuldades  e positividades desses grupos minoritários nesse contexto são proporcionalmente elevadas.

A trivialidade deve ser combatida no intuito auto-afirmativo positivamente desses grupos sem deixar interpretações que gere menosprezo  e  outras alternativas devem ser buscadas sem a necessidade, mormente de excluir antigas praticas úteis e cativeis nessa nova realidade. A forma como dever ser encaminhado esse processo de enquadramento iterativo desses grupos na realidade virtual, EU NUNCA TEREI A RESPOSTA, entretanto a predisposição desses grupos a se adequar é o caminho e incontestavelmente pode ser constatada em nossas rotinas virtuais mesmo que seja de forma morosa.

Problemas enfrentados pelos grupos minoritários sempre foram diversos e árduo em todas os períodos históricos se analisarmos, mas o diferencial da nossa época além de varias outras características é a disponibilidade de acesso a informação e seu antagonismo emergente a pós-modernidade.

Por: Goianu Gomes

"viver é melhor que sonhar" \o/ (Belchior, como os nossos pais).


¹Disponível em:  http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/minorias.htm acesso: 11.12.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário