quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Um dos papéis da novela (001)

Escuto geralmente do grupo de pessoas que me relaciono a definição de novela e toda a nocividade da mesma para se alcançar o progresso econômico e social tão esperado e demagogicamente propagado. Essa definição notória inclusive aos telespectadores mais assíduos me deixa com algumas interrogações. Se a novela é instrumento de manobra política para manutenção de exclusão social em que vivemos como fica quando atores, atrizes marginalizados socialmente atuam numa novela das oito na rede globo?

Não estou afirmando que a novela é instrumento de inclusão social ou representação da maioria do cotidiano dos brasileiros com todos os seus mauricinhos e patricinhas com carros e roupas e oportunidade de estudos nos melhores colégios, e sim que, apesar de todas as contradições, a novela desperta relação de identidade nos brasileiros e brasileiras e sinceramente esse ponto positivo (o maior) ofusca todos os negativos e por esse motivo não vejo a novela como vilã de política de inclusão no âmbito federal.

Confesso não assistir novela(todos os dias) por uma questão de tempo, por preferir internet e música e livros e por meu gênio demasiadamente cético, entretanto percebo a novela como instrumento digno de inclusão e representatividade do que realmente somos. Basta sabermos se a sociedade brasileira quer mesmo ser mostrada como é.

Perguntas e respostas devem ser feitas. Queremos ser mostrados como somos? Se a novela é tão nociva como atores e atrizes consagrados e respeitadissimos como por exemplo Fernanda Montenegro e José Wilker se predispõem a trabalharem nesse ramo? Acredito que devemos questionar o papel da novela em nossa sociedade, mas essas perguntas devem ser respondidas (se é que se tem resposta coerente a elas) e questionadas também.

 Quando verdades absolutas são semeadas como o caso do papel da novela na sociedade, sem debate sempre me causa dúvidas sobre o real interesse de quem a rotula assim. Digo verdade absoluta justamente por não oferecer abertura a discussão e vale a pena rever(reanalisar) conceitos.

Por: Goianu Gomes

Ps.: "Só quem sonha acordado vê o Sol nascer" \o/ Biquini Cavadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário