sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Ausência de valores?

Conversando com uma querida amiga, (manterei o nome em sigilo) a respeito de todas essas mudanças históricas(mesmo das que não temos informações por inexistência ou por omissão) em somos submetidos e privilegiados ao meu ver de presenciar. Tive a sensação de ter perspectiva contorcida, talvez, de maioria das pessoas. A nossa grande questão discutida foi sobre valores ou a ausência deles nas nossas relações sociais, individual ou no nosso horizonte anil.

Eu sou da perspectiva de que valores não se categorizam como ruim ou bons e sim como adequados ou inadequados para o bom procedimento social. Não falarei a perspectiva dela, pois a única pessoa com autoridade de expressar com delicadeza, segurança e dúvidas é minha amiga.  As relações sociais na pós-modernidade requer resignificação, reanálise desse novo cenário em que estamos alojados e que a sociedade passada projectou. A categorização dos valores sem discussão vertical a respeito do assunto da-me o ar de autoritarismo e menosprezo pelo o valor dito "inferior".

A sociedade brasileira é carregada de valores moldadores de bem-estar e de exclusão social, isso é evidente, o que não vejo como legitimo e até injusto é pensarmos que os valores geradores de exclusão ao invés de serem discutidos para se propor alternativas  projectadas para a comunhão social são simplismente rebaixado ao escalão de inexistente, imoral, digno de menosprezo. A comunhão social ou acesso a alimentação, saúde e educação a todos os brasileiros deve ser projecto social/politico/económico  incorporado de conflitos de todos os tipos para se estabelecer como prática identitária social.

Vivo, apesar dos pesares, no momento histórico mais carregado de valores inclusivos, abertos de forma moderada ao diálogo e as diversidades existentes no caos terreno e das ideias. Apesar dos pesares, pois mesmo acreditando que vivo num momento histórico aberto de forma moderada tendos restrições diversas de direitos humanos, entretanto não ser caçado, censurado, torturado, morto por ideais diferente do estabelecido pelos valores que ditam as normas, condições para a harmonia das relações humanas é o que me faz acreditar que vivo num momento histórico de especificidade amistosa, nunca antes vivido em nossa sociedade. Não estou afirmando que não existe conflitos diversos no Brasil ou que a desigualdade social foi superada ou que não somos manipulados, moldados, corrompidos, longe disso, e sim que, o fato de o conflito (todos possíveis) ser legalizado sem gerar caça aos praticantes de capoeira por exemplo, nos flexibiliza a buscar alternativas para o tão sonhado"bem-estar social".

Não quer dizer que estamos propensos inevitavelmente a exclusão da desigualdade social a curto prazo ou a longo prazo e sim que a propensão a buscar políticas públicas projectada a erradicação da desigualdade social é palpável mesmo com todas suas dificuldades. O que muitos chamam de ausência de valores na nossa sociedade atual para mim soa com mais uma forma de descaracterizar, ridicularizar, menosprezar, desconfigurar esses valores praticados e regentes de identificação a nossa sociedade contemporânea. Valores, atualmente existem se concordas ou não com as praticas e queres discuti-las, refleti-las, analisa-la, resignifica-las, bem-vinda(o)...

Por: Goianu Gomes

Ps.: "Quem de dentro de si não sai vai morrer sem amar ninguém". Vinícius de Moraes(GRANDE POETA) 

4 comentários:

  1. Comment est la vie pour tout les jours? En cette moment, je voudrais fait choses qui sont different. Dadaism. La especialization est une manière en la vie qui fait les hommes vivent comment un serf.

    ResponderExcluir
  2. On écrire en portugais ici Carlô, si vous êtes sans compagnie pour parler de tout, parlez droit!
    Ne va pas nous déranger sans sense!
    Por: sophie.
    PS:Tous sont les bienvenus!!!

    ResponderExcluir